“SAMBA E BOTEQUIM – ESPECIAL DE CARNAVAL” FOI UM SUCESSO

Prefeitura M. de Ourinhos 15/02/2013 - 18:51:51 Cidade

FOTOS: MARCELO BRASIL E JAIRO SANTOS

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura, promoveu no domingo e terça-feira de Carnaval, o "Samba e Botequim - Especial de Carnaval". Os eventos aconteceram em rua ao lado do Mercado Modelo, das 15h30 às 20h, contando com estrutura dotada de palco e cerca de 70 mesas cobertas, praça de alimentação e banheiros químicos.
O "Samba e Botequim" é um projeto oriundo dos editais de fomento que aconteceu nos segundos semestres dos 3 últimos anos.
"O Projeto tem um público cativo mas foi surpreendente como muita gente ainda não o conhecia", informou o secretário de Cultura, Fernando Henrique Mella Ribeiro (Cavezali). A estimativa de público para o domingo, segundo a organização, foi de aproximadamente 2 mil pessoas, e na terça-feira, 3 mil.
Esse especial de Carnaval do Samba e Botequim contou com show de abertura, com uma hora de duração, do grupo de choro "Atrás do Balcão". Em seguida, subiu ao palco a formação de músicos original do projeto, liderada pelos músicos Casquinha, Rodrigo Donato e pela cantora Débora Catalano, acrescida de alguns reforços na percussão, cavaco e nos instrumentos de sopro. "Mantivemos o conceito base do projeto, mas investimos na estrutura, com palco, som, cobertura e nas acomodações para o público", disse Cavezali.
A avaliação da Secretaria de Cultura foi a melhor possível. "Foi uma investida despretensiosa atendendo a um pedido da prefeita Belkis para que, ainda que houvesse pouco tempo para os preparativos, oferecêssemos à população uma alternativa de lazer nos dias de Carnaval", revelou o secretário. Segundo ele, a presença maciça de público e a heterogeneidade tanto de idade quanto de classes sociais demonstraram que o ourinhense aprovou a iniciativa.
Fernando Cavezali aproveitou para lançar entre os presentes a ideia de que, ao longo de 2013, sejam organizados blocos para que em 2014 seja possível um Carnaval em Ourinhos com mais eventos. "Acho difícil, depois do que aconteceu nesses dois dias, tirar o Samba e Botequim da agenda do próximo Carnaval, mas, com certeza, podemos criar novas possibilidades, e essa resposta tem que vir da própria comunidade. A Prefeitura vai fomentar atividades durante este ano para que se viabilize a formação de blocos e, quem sabe, escolas de samba", afirmou.
Durante as apresentações no domingo, houve a participação espontânea de grafiteiros, os quais deixaram num muro próximo uma obra de arte registrada.
Ao final do Samba e Botequim na terça, que ganhou um prolongamento no horário com sambas-enredo e marchinhas, o "Bloco da Sujeira", formado em sua maioria por alunos da Unesp, emendou um desfile pelos bairros próximos. "Foi uma ideia simples, resgatando um belo projeto de artistas locais e que acabou sendo complementada com espontaneidade por outras participações. Esse é o propósito da cultura popular: incluir", afirmou Fernando Cavezali.
O secretário cogita incorporar o Samba e Botequim à agenda anual da Secretaria de Cultura. "Esse projeto já se consolidou, no meu entender chegou a hora de fazer parte do nosso calendário sem depender de outros editais de fomento para acontecer. Já estamos empreendendo estudos no sentido de viabilizar a realização das apresentações ao longo de todo o ano", finalizou.

Publicidade

Parceiros